A vida de escritor

Muita gente que lê este blog certamente deve pensar em escrever seu próprio livro e viver como escritor. Para elas, eis um pouco da minha vivência no assunto!

Pra começar, publicar seu livro, no Brasil, não significa muita coisa. Você apenas colocou seu nome na prateleira junto a milhares de outros títulos. Publicar é só o começo. Você precisa correr muito atrás pra fazer dar certo. Isso exige muita dedicação, tempo e, claro, o maior complicador… dinheiro. Tudo custa: banners, marcador de páginas, folhetos, viagens para divulgar… E, sendo um escritor iniciante, muitas vezes você não tem a verba para fazer tudo que gostaria. Infelizmente.

Por outro lado, existem coisas que dinheiro algum consegue pagar, como ver seu livro chegar a pessoas desconhecidas e, muitas vezes, distantes! Aquela história que antes existia só na sua cabeça agora faz parte da vida de muitas pessoas. Lembro-me bem da emoção de ver pessoas lendo pela primeira vez em Recife, Rondônia ou Porto Alegre. É muito gratificante.

Assim como é poder conhecer pessoas em eventos como a Bienal e ouvir de leitores que suas vidas mudaram com o livro. Certamente, poder afetar a vida de outras pessoas positivamente é uma das coisas mais incríveis que a vida de um escritor pode oferecer. Pelo menos para mim, foi o motivo de entrar nesta carreira em primeiro lugar! =)

Anúncios

2 Respostas

  1. Sa

    Adoro ler as suas divagações/ reflexões a respeito da vida de escritor!
    Imagino que apesar de toda a complicação monetária (realmente, a falta de dinheiro é uma droga!) ver o livro chegando em outras mãos, a sua história se tornando de tantas outras pessoas deve ser o máximo.
    Um dia, quem sabe eu tenha essa oportunidade… rs

    Bjinhus

    27 de agosto de 2012 às 17:51

    • ANDRÉ CARDINALI

      Querer é poder, Sa! Acredite e corra atrás que é possível, sim! E quando chegar lá me avisa pra eu ir te prestigiar também!
      Beijos!

      28 de agosto de 2012 às 15:22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s