Processo criativo – O protagonista ideal

Já faz algum tempo que não escrevo para esta editoria. Segue hoje mais uma dica minha sobre como escrever. Espero que seja útil.

Uma questão importante ao criar uma trama é ter um protagonista interessante e cativante com quem o leitor se identifique. Se esta química não rolar, você perdeu o leitor. Não importa quão legal seja a trama, se o protagonista não te fizer torcer por ele, já era! rs

O que é preciso pra isso? Na minha visão, ele primeiro deve ser bastante humano. Isso quer dizer que ele devem estar bem claras suas habilidades e defeitos. Assim, o leitor sabe de suas dificuldades e do que ele é capaz. Também sabe quando ele está vivendo um grande desafio ou superação.

Outra coisa muito interessante é o que diz o mitólogo Joseph Campbell. Esse cara, a quem me refiro muito, estudou mitos de várias partes do mundo e percebeu que a estrutura e significado deles são bem semelhantes. Quanto a protagonistas, ele diz: a jornada pela qual o herói terá que passar é justamente aquela para a qual ele está preparado. Ou seja, a aventura que espera este herói é justamente o maior desafio para ele, mas ele tem todas as condições de enfrentá-la, ainda que ele mesmo não saiba disso.

Além de tudo isso, o protagonista (assim como qualquer personagem) deve utilizar sempre a mesma personalidade, modo de falar, pensar e agir durante todo o livro. Parece bobo, mas é muito importante para manter a veracidade da trama.

Leitura recomendada para quem quiser se aprofundar:

O Herói de Mil Faces – Joseph Campbell

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s