Canal do Leitor – 01

Olá, amigos!

Segue aqui a primeira edição do Canal do Leitor, com perguntas que recebi.

Camila, de Guarulhos:

Oii qual é a maior dificuldade para um autor publicar sua primeira obra no Brasil??

Beijos!!

Para mim, a dificuldade foi encontrar uma editora que estivesse disposta a topar o desafio de lançar um autor novo. Não são muitas que se arriscam. Vejo que agora estão surgindo várias editoras apostando em autores novos, mas as grandes e tradicionais dificilmente topam o risco que é publicar um desconhecido, cujo retorno financeiro é incerto. Mas o jeito é ir tentando, mandar o original para tantas editoras quanto for possível. Ao fazer isso, porém, o importante é pesquisar sobre as publicações da editora. De nada adianta mandar um original de um livro de poesia se a editora não publica este tipo de literatura. É perda de tempo e dinheiro. Essa é, talvez, a dica mais valiosa. Encontre as editoras que tenham a cara do seu livro, cuja linha editorial se encaixe com o que você escreveu. E aí, boa sorte! E não se preocupe, as respostas demoram para vir, mesmo.

Gabriel, do Rio de Janeiro:

André,

estou escrevendo meu livro, mas toda vez que leio o que já escrevi, vejo que esta ruim e acabo reescrevendo.. Isso é uma neura minha ou vc também passa por isso? rsss Quando vc acha que é a hora certa de terminar um livro?

Não é neura sua, não!!! rs Confesso que também passo bastante por isso. Passei bastante com Estátuas de Sal e estou passando agora também, com o livro novo. No caso de Estátuas, cometi o erro de mandar o original sem uma revisão minha. Devia ter feito isso. Depois que mandei, fui reler e até fiquei com vergonha. Muitos erros passam batidos quando você está escrevendo. Toda vez que leio, também acabo melhorando. Em Estátuas, reescrevi acho que 70% do livro, melhorando o texto e a história. Se eu fiquei satisfeito? Não… Inclusive, ainda hoje, depois da publicação, não estou totalmente satisfeito. Quando leio o livro, ainda sinto que tem coisas pra mudar, pra melhorar. Mas para você, que está escrevendo, é bom pensar que, no processo de publicação, o texto ainda vai passar pelo revisor e ele vai dar uma geral. De toda forma, é melhor entregar o melhor possível para editora. O que eu posso dizer é pra você terminar o livro e dar mais uma boa lida. Perfeito, nunca vai ficar, eu te garanto. O importante é você ficar confortável com o que escreveu.

Quer participar do Canal do Leitor também? Envie seu e-mail para livroestatuasdesal@gmail.com que eu leio e publico aqui com os meus comentários e respostas. Basta colocar “Canal do leitor” no título do e-mail e me passar seu nome e cidade, ok? Participe!

Deixe um comentário

