Natal?

Fiquei meio incomodado com o que rolou neste Natal nas redes sociais. Vi muita gente linchando data. Em geral, percebi que muitos não compreendem o sentido da data e ateus cometem o mesmo erro de crentes ao interpretar o mito como fato.

Um mito não é um fato, mas não quer dizer que seja mentira, ele é transparente para outra coisa, algo muito maior. Jesus, se existiu (existem estudos que dizem que ele pode não ter existido), provavelmente não nasceu em 25 de dezembro. A data é uma metáfora que utiliza o símbolo do Sol, já que é o período do solstício. Não é novidade nenhuma que seja essa data escolhida. Muitas outras divindades anteriores a Jesus “nasceram” neste mesmo dia. Assim como muitas outras também nasceram de virgens, fizeram milagres, ressucitaram etc.

O importante não é a história em si, mas o significado dela. O que significa, do ponto de vista espiritual, um homem nascer de uma virgem ou fazer um cego enxergar? Isso é o mais importante nessas histórias. E, ao usar “espiritualidade” não estou entrando necessariamente num termo deísta. Todos, inclusive ateus, podem (e devem) ter espiritualidade. São sensações e sentimentos que transcendem nossas vontades primárias de fome, desejo, medo. São coisas como compaixão, amor, respeito.

O que considero importante aproveitar do mito de Jesus são seus ensinamentos. Muitos são verdadeiros até hoje. Deixo aqui dois dos que considero mais importantes: “ame seus inimigos” e “não tire o cisco do olho do seu irmão, mas a trave do seu próprio olho”.

Desejo a todos um Feliz Natal!

Anúncios

Uma resposta

  1. UM MOMENTO ESPERADO A volta de Jesus NADA MELHOR QUE Ter amigos leais e verdadeiros e pessoas que sejam capazes de sonhar comigo os sonhos de Deus.

    3 de junho de 2012 às 23:56

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s